Segundo Seminário “Berço das Águas”

#RecuperaçãoPreservalçasDasNascentes
#CâmaraDeVereadoresTrabalhandoNaConsciêntizaçãoDaPopulação

A Câmara de Vereadores dando sequência no trabalho de conscientização e compartilhando experiências efetivas de proprietários rurais de nosso município que vem demonstrando interesse em ajudar o Poder Público na preservação de nascentes, onde foram visitadas diversas nascentes, bem como: Lagoa do Pato Selvagem liderado pelo Sr. Edivards, região rural Caiapó acompanhado pelo ex-vereador Wilmar Noel (Biscoito), Pedra Fincada, Pousada Riacho das Pedras, falando de suas preocupações com a preservação (ex-vereadora Odeth), Lagoa do Samuel, sendo explanado pelo ex-prefeito Salomão do reflorestamento e o cuidado que estão tendo com o plantio de mudas nativas, que foi mostrado árvores que foram plantadas há vinte e três anos e outras com doze anos, e as mais novas com dois anos.
     Tivemos o Secretário de Meio Ambiente Márcio falando do seu trabalho de frente a pasta e mostrando o trabalho que está sendo executado e a reativação do viveiro de mudas nativas no Distrito de Edilândia.
     Podemos afirmar que foi muito produtivo do compartilhamento, preocupações e conscientização dos proprietários que foram visitados. Temos a certeza que todos conscientes e trabalhando unidos buscando parcerias do Poder Público e iniciativas privadas teremos um fortalecimento e resultados positivos.
     O que mais foi abordado primeiramente, é que o proprietário tem que cercar a nascente evitando que o mesmo seja pisoteado por animais, e as vegetações nativas do local vão formando. As mudas plantadas devem ter o cuidado contínuo, onde o maior predador no início são as formigas, fazer aceiros para evitar queimadas. Com esses cuidados, com certeza os proprietários rurais vão ajudar na recuperação de nascentes que atualmente estão em condições precárias por falta de zelo.
     Vamos juntos acreditar e trabalhar para que no futuro podemos ser exemplo para outros municípios temos que ter consciência que “água é vida”.
     A Câmara Municipal parabeniza todos os proprietários que estão cuidando de suas nascentes em suas propriedades, e pedimos que aqueles que ainda não começaram esse trabalho possam ser parceiros nesse projeto de reflorestamento.Câmara Municipal

Presidente Gilmar Meneses em conjunto com todos os vereadores.