Biografia Pessoal – Vereador Gilmar José de Meneses

Gilmar FrenteA História de vida de Gilmar José de Meneses, nasceu no hospital Nossa Senhora da Penha, Município de Corumbá de Goiás, no dia 11/11/1977, seus pais moravam na Fazenda Caiapó, a residência era um rancho de palha de babaçu, após 1 ano veio para a Sede do Município de Cocalzinho de Goiás, e 4 anos depois foi morar na região rural Fazenda Quilombo, local por onde morei por muitos anos, desde criança até a minha adolescência, em 1982 meus pais Sr. Sebastião Meneses e Maria Aparecida Meneses mudaram-se com toda a família para essa região, no terreno adquirido pela sua família, eram 05 alqueires de mato. Meus pais lavradores no inicio de tudo fizeram um rancho de palha de babaçu para nos morarmos. O sustento da família era tirado do plantio de arroz, feijão e milho, o serviço era todo realizado no cabo da enxada. Assim que terminei a 4º série do ensino fundamental, não tinha mais estudo naquela região, a minha vontade de continuar estudando era muito grande, surgiram às dificuldades, eu tinha apenas 11 anos de idade, meus pais conversaram com meus tios Joaquim e Diva, aos quais agradeço muito pelo apoio, aonde vim morar na casa deles aqui na Sede do Município para continuar estudando, não tinham meios de transporte, lembro muito bem quando meu pai vendeu um cavalo e comprou uma bicicleta monareta, a qual era mais leve, não dava conta de subir morros com uma bicicleta maior, ficava estudando durante a semana, na sexta-feira quando terminava as aulas do período matutino eu voltava para a casa de meus pais, no domingo retornava à casa de meus tios, fiquei nessa luta durante 01 ano e meio. Após esse período meus pais se mudaram para a cidade. Eu e meus irmãos começamos a trabalhar muito cedo na roça ajudando nossos pais no sustento da família.

Eu e meu primo Donizete quando saíamos da escola nós levávamos almoço para meu Tio Joaquim e Sr. José Camilo por onde vários anos trabalharam fazendo tijolos maciços, assim que chegávamos ajudava a riçar, empilhar tijolos, carregar caminhão no período da tarde. Por certo tempo eu vendi geladinho e picolé nas ruas da cidade, a sorveteria era do Sr. Geraldo Ludovico, onde vários adolescentes naquela época não tinham trabalho, enfrentava sol e chuva na venda de picolés.

Após certo período trabalhei 04 anos na extração de areia, tirávamos areia em carroças dentro da água começava cedo em meio a friagem das águas, no final de tarde enchia o caminhão caçamba que levava areia à cidade de Brasília-DF.

Em 1995 abriu algumas vagas de estagiários na empresa de cimento naquela época Itaú, mas infelizmente no momento não tinha curso de datilografia, foi chamado só os alunos que tinham o curso. Com muita determinação assim que sai daquela entrevista matriculei-me na aula de datilografia, e logo fiz 06 meses de cursos de informática na escola do Genildo e Edson. Naquele ano estava terminando o ensino médio, alistei-me em Brasília no exército com esperança de servir as forças armadas, mas fui dispensado. No retorno um pouco triste vim pensando a onde iria conseguir um emprego, com muita fé em Deus, pedi em minhas orações que direcionasse um emprego fixo para mim. Após 02 meses em 1996, ocorreram às eleições municipais, e em fevereiro de 1997, surgiu uma vaga de operador de microcomputador na Câmara Municipal, onde o Presidente era o Ver. Salomão. Sei muito bem que foi providência Divina em minha vida, em 03/02/97, não tinha experiência profissional, tive a oportunidade de emprego, no inicio tive algumas dificuldades, mas em pouco tempo foram superadas com ajuda de outras pessoas, no ano de 2000, prestei concurso público municipal, fui aprovado em 2º lugar como operador de microcomputador, em 2004 conclui o curso superior em Gestão Pública, em sequencia pós graduei em Gestão Pública, continuei trabalhando na Câmara Municipal por um período de 08 anos, trabalhei 04 anos na Prefeitura, este ano de 2016 estou concluindo 08 anos no cargo de Vereador por este Município, durante todo esse período sempre respeitei todas as pessoas, em meio às dificuldades e barreiras nunca me abati, tenho plena consciência que Deus está presente em todas as minhas decisões e direções.

LAZER: joguei muito futebol, na adolescência e jovem, atualmente estou afastado.

Caminhada, andar de bicicleta, tem grande apreço a várias modalidades esportivas, mas no momento não pratico nenhuma.

HISTÓRIA POLITICA:

Em setembro de 2007, me filiei no primeiro partido politico PTB, em consideração ao ex-prefeito Salomão Costa Araújo, concorri ao cargo de Vereador nas eleições de 2008, fui eleito o 3º mais votado do município e o primeiro colocado na coligação.

Em 2010, trabalhei juntamente com lideres do partido do PTB, para o cargo de Deputado Estadual Hildo do Candango, o qual teve a maior votação já ocorrida no Município a candidatos de fora do Município, o qual consagrou eleito Dep. Estadual no ano de 2010. Apoiei também o Deputado Federal Jovair Arantes o qual obteve uma ótima votação.

Nas eleições de 2012, Gilmar Meneses candidatou a reeleição ao cargo de Vereador, o qual obteve uma votação expressiva, é grato pelo reconhecimento populacional, tornando o vereador mais bem votado na eleição de 2012.

Nas eleições de 2014, trabalhou no município juntamente com demais pessoas, para os candidatos Dep. Estadual Luiz Alberto (Giribita), o qual foi o mais votado na Sede do Município e o Deputado Federal Jovair Arantes, obteve uma votação expressiva no Município.

No momento pertence a sigla do partido político PTB e ocupa o cargo de Presidente da Comissão Provisória Municipal do PTB.

Em 2008, quando atuava como servidor efetivo, no Poder Executivo fez parte da Comissão de criação do Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais.

– 2014 e 2015, fez parte da Comissão do COMPAR (Comissão de Valorização dos Servidores Públicos Municipais.

CONQUISTAS POLÍTICAS:

MANDATO 2009 A 2012:

– Foi presidente das principais Comissões do Legislativo

Orçamento e Finanças ano 2019 e outras

– Foi relator de uma denúncia infundada contra a ex-vereadora Odeth Carneiro de Oliveira

– Fez vários documentos para a criação da escolinha de futebol municipal, abrangendo Sede, Distritos de Girassol e Edilândia arcada pelos cofres públicos e busca de apoio a outras modalidades esportivas.

– Colocou emendas importantes no orçamento público para que o município, de apoio aos funcionários públicos em especial aos efetivos arcando com recursos financeiros em busca do fortalecimento de suas qualificações de seus conhecimentos em suas áreas de atuação.

– Em 2010, com a ajuda do Dep. Estadual Hildo do Candango conseguiu trazer ao município o programa jovem cidadão. O qual beneficia jovens de 16 a 18 anos em estágio remunerados em órgãos públicos;

– Colocou dotações orçamentarias nas Leis Orçamentárias, na criação do programa estagiários municipais em órgãos públicos aos estudantes do ensino médio e estudantes que estão fazendo cursos superiores;

MANDATO 2013 A 2016;

– Em conjunto com o Deputado Federal Jovair Arantes, e esforço do Ex-Deputado estadual Hildo do Candango, conseguiu trazer ao Município, o campo de futebol gramado em construção na Sede do Município, orçado no valor de R$ 284.966,89;

– E também a praça pública situada no Setor Bela Vista, acima da escola do CEMEI na Sede do Município, no valor de R$ 239.798,40;

– Conquista de um ônibus escolar pelo projeto “caminho da escola”, mediante o gabinete do Ex-Senador Gim Argello, o qual a pedido do Vereador Gilmar foi destinado aos assentados da reforma agrária região da Coopersanta.

FOI PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL NO ANO DE 2013:

PROJETOS CRIADOS: CÂMARA NAS ESCOLAS – o qual objetiva explicar o papel do Vereador no Município e interagir com os alunos respondendo as perguntas pertinentes a administração.

CÂMARA ITINERANTE: objetiva em visitar aos bairros existentes na cidade Sede, Distritos de Girassol e Edilândia e o meio rural, em reuniões com a comunidade tendo como foco ouvir as reivindicações da população e buscando resolver as questões de maior necessidade junto ao Poder Executivo.

Em seu mandato implantou pela primeira vez no Legislativo a transmissão ao vivo das Sessões Ordinárias e Extraordinárias via rádio;

– A gestão de seu mandato de Presidente ano 2013, teve seu balancete aprovado pelo Tribunal de Contas dos Municípios em tempo recorde de 6 meses sem nenhum erro ou ressalvas.

BANDEIRAS DEFENDIDAS PELO VEREADOR:

– Busca da igualdade da sociedade no ambiente em que vivemos, tanto urbano como rural;

– Valorização dos servidores públicos efetivos, colocando como prioridade a aplicação dos planos de carreiras conforme as leis em vigor das áreas da educação, saúde e administração.

– Levar cursos profissionalizantes aos cidadãos que não conseguem arcar com suas mensalidades, bem como, arcar com cursos de aperfeiçoamento dos servidores efetivos em suas áreas de atuação;

– Ofertar benefícios através das Secretárias de Promoção Social e Saúde prol das pessoas que mais necessitam no âmbito do Município.

Fonte: informações dadas pelo vereador Gilmar José de Meneses em 20/06/2016.