Vereador Edivalmir Santana de Medeiros (PTB) “In Memoriam”

Medeiros   Edivalmir Santana de Medeiros (13/03/60 a 07/06/16), popularmente conhecido como VEREADOR MEDEIROS, começou sua carreira política em meados de 1996, quando mudando-se com a família para o distrito de Girassol, a fim de assumir o posto do então falecido policial Sd. Waldir foi convidado para presidir a Associação de Moradores da cidade (ASMOG), onde, em parceria com a população e voluntários, realizou vários eventos beneficentes a fim de angariar fundos destinados à construção da sede da ONG, localizada no setor Primar. Ainda naquela época o policial bastante ativo em causas sociais, fundou o primeiro time de futebol feminino do distrito, titulando no cargo de técnico e levando nossas garotas a alcançarem vitórias significativas em torneios intermunicipais, como o 1º Campeonato Anapolino no qual foi diplomado como o melhor técnico de futebol feminino à época.

   Ainda como presidente da ASMOG, o policial recebeu convite do vereador Afonso da Costa popularmente conhecido como vereador Boy para que se filiando ao partido PSB viesse concorrer às eleições municipais do ano de 2001, as quais embora bem votado, veio a perder. Durante os quatro anos seguintes, Medeiros deu continuidade em seu trabalho social, destacando-se na área da saúde, onde usando de recursos próprios auxiliou muitos moradores do município na realização de exames e cirurgias, sem fazer acepção de pessoas. Em 2004, ainda pelo partido PSB, Medeiros tornou a concorrer ao cargo eletivo, desta vez vitorioso com 217 do total de 8.246 votos válidos à época, sendo diplomado junto à nova bancada em três de outubro daquele ano.

   Em seu primeiro mandato, o agora VEREADOR Medeiros dedicara-se ainda mais às causas do povo, principalmente porque a remuneração legislativa lhe permitia maior possibilidade para o investimento nos trabalhos na área da saúde. Medeiros passou a receber pessoas não somente do município como também de outras regiões em busca de ajuda para cirurgias e exames, atendendo a todos, o que apenas se intensificou a partir de novembro de 2006, quando em um assalto à empresa VAZTUR, foi atingido por estilhaços de um tiro. Internado, o vereador também cristão (evangélico), pediu a Deus que o desse uma segunda oportunidade para continuar seu trabalho e agora recuperado, prosseguiu com suas ações em favor da vida.

   Infelizmente, mesmo sendo bem votado, Medeiros veio a perder as eleições municipais do pleito seguinte (2009) por questões de coligação, todavia, o reconhecimento de seu trabalho veio nos anos posteriores, quando em 2012 foi reeleito com 270 votos pelo partido da República (PR). Agora, contando com uma bancada maior e unida na câmara dos vereadores, vários de seus requerimentos e projetos de lei foram deferidos, sendo dois executados pela prefeitura: Transformação do posto de saúde de Cocalzinho em Hospital, o que trouxe uma grande economia ao dispensar o aluguel do antigo prédio (Requerimento 006/13) e obtenção de verba federal junto à deputada Flávia Moraes (PDT) para o Asfaltamento do Residencial Itamar Nóbrega 1 em Girassol (Obs.: Originalmente a verba seria destina para a construção de uma praça equipada conforme descreve o Of. 013/13 E.S.M, todavia, atendendo a pedidos da comunidade, o vereador solicitou que o valor fosse revertido para asfaltamento do local, entretanto, naquele mesmo pleito a prefeitura achou por bem executá-lo nas ruas do distrito de Edilândia).

   Entre 2013 e 2016, o vereador Medeiros trouxe para o município várias edições de duas importantes ações sociais, que proporcionaram à população diversos exames e pequenas cirurgias gratuitas, são elas: Ônibus do Saúde em Movimento (projeto idealizado pela deputada federal Flávia Moraes (PDT) em parceria com o esposo Jorge Moraes) e Mutirão da Saúde (desenvolvido pelo médico e deputado estadual Dr. Antônio (PR), em parceria com os municípios). Medeiros apoiou ainda a prática de esportes (doação de equipamentos e uniformes para times de futebol), educação (apoio à realização de festas estudantis para angariação de fundos) e eventos religiosos.

   No início de 2016, devido à falta de apoio político no partido ao qual estivera filiado (PR), e preparando-se para concorrer ao cargo de vice-prefeito em chapa não definida, o vereador trocou de legenda, filiando-se ao PTB. Na manhã de 07 de junho de 2016, após defender em sessão a um projeto de lei que propunha instituir data comemorativa ligada à cultura do milho no Assentamento Fazendinha, sofreu um infarto irreversível, vindo a óbito às 12h20min nas dependências da casa legislativa que tornou-se sua segunda casa. O velório contou com admiradores, familiares e parceiros políticos. Percorreu as três principais cidades onde o vereador tornou-se conhecido e respeitado (Girassol, Cocalzinho e Anápolis) sendo sepultado nesta última, nos campos do cemitério Park.

   Edivalmir Santana de Medeiros, nosso eterno vereador, deixa como legado uma vida de dedicação ao próximo e o bom testemunho de como se deve ser um político do povo: compromissado com o bem comum. Deixa também a esposa Ailda Medeiros, que esteve ao seu lado em momentos bons e ruins pelos 37 anos em que estiveram casados, três filhos (Micheline Medeiros, Daniele Medeiros e João Victor Medeiros) e um enteado (Edson Luis de Oliveira).

INFORMAÇÕES EXTRAS:

  • Escolaridade: Ensino Médio Completo
  • Lazer: Pescaria (Principalmente na Serra da Mesa)
  • Religião: Protestante
  • Cargo Eclesiástico: Diácono
  • Patente Militar: Soldado

2